GOVERNO DE MT

Minoria do PT lança pré-candidatura ao governo e reforça campanha Lula Livre

Arquivo

professor Domingos S�vio PT

 Pré-candidato, Domingos Sávio Garcia é ligado a grupo minoritário no PT de Mato Grosso

O agrupamento interno do PT denominado Diálogo e Ação Petista lança a pré-candidatura ao Governo do Estado do professor Domingos Sávio Garcia. A decisão foi tomada em reunião da corrente, que é minoritária dentro da sigla, realizada em 12 de maio. 

Domingos Sávio Garcia é o segundo petista a se lançar pré-candidato a governador. Ainda em abril, o servidor público William Sampaio, representando o chamado campo majoritário, também se colocou à disposição do PT para participar da disputa eleitoral.

Caso as duas pré-candidaturas se consolidem, o PT poderá realizar prévias para definir quem representará o partido no processo eleitoral. Tanto Domingos Sávio Garcia quanto William Sampaio são opositores do governador Pedro Taques (PSDB) e defendem que Lula (PT) seja colocado em liberdade para disputar a presidência da República.

O Diálogo e Ação Petista lançou manifesto destacando a trajetória de Garcia nos movimentos sociais. Lembra que o pré-candidato, que foi militante do movimento estudantil na UNB e na UFMT, participou da fundação da CUT e do PT nos anos 80.

Atualmente, ele é professor-doutor em História Econômica na Unemat, além de ser presidente da Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Mato Grosso (Adunemat). Também participa da coordenação do Fórum Sindical.

O Diálogo e Ação Petista ainda destaca que a pré-candidatura de Domingos Sávio Garcia ganhou importância diante da decisão do deputado federal Ságuas Moraes (PT) de não disputar cargo eletivo neste ano. Sustenta ainda que a campanha deverá expressar a defesa dos direitos da classe trabalhadora que considera ameaçados pelo que chama de golpe, das conquistas dos governos do PT e da candidatura de Lula ao Palácio do Planalto.

“O agrupamento também reconhece a importância da pré-candidatura do companheiro William Sampaio e sua disposição de ser um soldado do partido. Por isso defendemos o diálogo na construção de uma chapa com candidato ao governo e dois candidatos ao Senado”, diz trecho do manifesto do Diálogo e Ação Petista.

Em relação à política de alianças, o manifesto admite apenas o PCdoB que tem a ex-reitora da UFMT Maria Lúcia Cavalli Neder como pré-candidata ao Senado. Promete também dialogar com William Sampaio para chegar a acordo até o encontro de tática eleitoral.

Além de Domingos Sávio Garcia, o Diálogo e Ação Petista reúne diversos outros sindicalistas ligados a área da educação que militam no PT. Entre eles, Vera Bertolini, Robinson Cireia, Carlos Almeida, Gibram Lachowisk, Júlia Tizziani e Leonardo Rondon.

Secretários e pré-candidaturas à AL

gilberto figueiredo 400 curtinha   Alguns secretários do Governo Mauro não admitem publicamente, mas, em privado, têm afirmado que até topam se candidatar a deputado estadual, mas querem o chefe do Executivo estadual na linha de frente, como principal cabo eleitoral. Vivem essa expectativa os secretários Alan...

Vereadores negam chantagem política

flavio negacao 400   Os vereadores cacerenses Flávio Negação (foto), do DEM, e Marcos Ribeiro (PSDB) reagem às críticas de aliados da prefeita Eliene Liberato, segundo as quais estariam agindo com chantagem política, após tentativa frustrada de indicação de cargos, ao propor...

Foi pro sacrifício e agora é sacrificado

marcelo bussiki 400 curtinha   Marcelo Bussiki (foto), que fez um mandato de vereador sob elogios até de opositores, acreditou e apostou todas as fichas na tese do seu padrinho político Mauro Mendes e de outros líderes do DEM, de que teria chance de se eleger vice-prefeito da Capital na chapa de França. Bussiki,...

Direitistas encaram pedreira em 2022

gilberto cattani 400   O xadrez político rumo a 2022 se movimenta e a tendência é que os deputados de direita encontrem dificuldade para se reeleleger. Xuxu Dal Molin, Gilberto Cattani (foto), Elizeu Nascimento, Delegado Claudinei e Ulysses Moraes, nem todos defensores fiéis de Bolsonaro, devem buscar novo mandato em meio...

Mauro, desgastes e projeto à reeleição

mauro mendes curtinha   Não há como negar que o governo Mauro Mendes (foto) enfrenta forte desgaste por causa das medidas restritivas de combate à Covid e, principalmente, devido à exigência da sociedade de maior investimento e planejamento na Saúde. Por mais que o Executivo divulgue feitos e liste...

Thiago, respaldo da igreja e reeleição

thiago silva _curtinha_400   O deputado estadual Thiago Silva (foto) começa a labuta pela reeleição e não terá uma tarefa fácil pela frente. Thiago faz parte do grupo da Assembleia de Deus, que sempre prioriza o colega de Parlamento Sebastião Rezende, que vai tentar o sexto mandato. Curiosamente,...