URGENTE: Terremoto no Haiti, preparar a solidariedade.

Neste 14 de agosto (2021 um terremoto de 7,2 graus na escala Richter atingiu o Haiti. Como se não bastasse a difícil situação atravessada pelo valente povo haitiano – uma sucessão de golpes de Estado a serviço dos interesses do imperialismo, a falta absoluta de vacinas para a Covid-19, a situação precária das infraestruturas e dos serviços públicos – agora ele sofre as consequências em nada naturais, de um terremoto.

As informações são ainda iniciais, mas se registram dezenas de mortos e muitos edifícios e casas que desabaram. Em contato com os companheiros David Oxigène, do Moleghaf, e Dominique Saint Eloi, da Central Nacional Operária do Haiti (CNOHA), ambas organizações aderentes do CILI nas Américas, eles nos informaram que não tem notícias de companheiros ou companheiras que tenham sido feridos, mas vários tiveram suas casas ou de familiares destruídas e vão necessitar de apoio e solidariedade internacional.

A responsabilidade pela inexistência de condições de infraestrutura e sanitárias diante de um fenômeno natural que ocorre repetidas vezes na região (recorde-se o terremoto de 2010 no Haiti) é exclusivamente dos sucessivos governos que, sob a capa protetora de tropas da ONU até 2017 e depois dos governos dos EUA e da OEA, seguem pilhando o povo haitiano ao mesmo tempo que lhe nega a soberania popular e a democracia.

Conclamamos todas as organizações, companheiros e companheiras aderentes do CILI a ficarem em estado de alerta para a adoção de medidas de solidariedade aos nossos companheiro/as e suas organizações no Haiti.

Julio Turra |  Coordenador do CILI-Américas

user

Diálogo e Ação Petista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami