Petistas reagem contra a federação com o PSB

Militantes petistas de vários estados e inúmeras cidades estão se manifestando contra a proposta de inclusão do PT numa federação partidária com o PSB. Seja assinando a moção de iniciativa do DAP, seja endereçando suas próprias mensagens ao Diretório Nacional do PT e à presidente Gleisi Hoffmann, esses militantes externam sua preocupação e inconformidade com a proposta.

É necessário lembrar que a federação vincula os partidos, de alto a baixo, por 4 anos, no mínimo. A federação terá estatuto, programa, finanças e chapa de candidatos próprios. No último dia 16, o Diretório Nacional autorizou a Executiva a promover conversações com PSB, PCdoB, PV e PSOL com vistas à formação da federação.

Militantes de Pernambuco lembram as eleições municipais no Recife, no ano passado, quando o PSB demonstrou enorme hostilidade contra o PT. E alertam que essa posição se expressa também em muitos outros estados.

Três militantes do diretório municipal de Feira de Santana (BA), Daiane Santos Silva, Heloisa Carneiro Lima e Vera Maria Oliveira Carneiro, enviaram mensagem à executiva nacional protestando contra a federação. Evaldo Esidio Barbosa Filho, de Palhoça (SC), diz em sua carta que a proposta “é mais um entrave na participação da base do partido”, que deveria no mínimo ser consultada. Também de Palhoça, Gilberto Silveira dos Santos afirma que “o PT não pode prender as duas mãos em uma federação com o PSB, direitista em vários estados”.

            Rodrigo Souza, do PT de Florianópolis, solicita à executiva nacional que promova um amplo debate entre os militantes. Osvaldo Rodrigues, presidente do PT de Itaberaba (BA), lembra que a maioria do PSB “apoiou o golpe contra a presidenta Dilma e hoje vota nas pautas contrárias aos interesses do povo trabalhador brasileiro”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami