Conclusão do debate de Pernambuco: federação vai rebaixar o PT

O Diálogo e Ação Petista de Pernambuco promoveu na última terça-feira, 22 de fevereiro, um debate virtual sobre a proposta de federação com o PSB. Houve mais de 80 participantes, de Pernambuco, Paraíba, Bahia e Mato Grosso. Dezenas assistiram à transmissão pelo youtube.

Como debatedores, estiveram presentes o ex-deputado constituinte José Genoino, o ex-deputado Pernambucano Fernando Ferro e a professora e sindicalista Érika Suruagy. Os debatedores, assim como os participantes que usaram da palavra, foram unânimes em considerar a federação como inaceitável, que só vai trazer prejuízos políticos e mesmo eleitorais para o PT.

Em sua fala, Érika disse que “queremos a volta do PT ao governo para desfazer todos os entulhos do golpe e reconstruir o país, não para rebaixar o programa com o pretexto da ‘governabilidade’”. Ela afirmou ainda que uma federação com o PSB “reduz o papel do PT como agente das mudanças necessárias, que atendam às reivindicações da classe trabalhadora”.

Ferro afirmou que “o PSB, além de participado diretamente do golpe em que fomos vitimados, apoiou a reforma trabalhista, a reforma previdenciária, as privatizações, o que indica que não temos uma identidade programática. Podemos medir sua solidariedade conosco pelo trucidamento legislativo demonstrado pelo apoio ao golpe de 2016”.

Genoíno propôs um caminho para o PT: ter um programa democrático e popular e antiliberal; que inicie uma transformação estrutural, que leve a um novo ordenamento institucional por meio de uma Constituinte Soberana. É preciso caminhar com a urna e com o povo; conectar com os movimentos sociais e populares; revogar as privatizações, a reforma da previdência, a reforma trabalhista e o teto de gastos. Este caminho é incompatível com uma federação ao centro. A federação com o PSB será uma camisa de força”. Genoino, que será um dos expositores no debate nacional  sobre a Constituinte que o DAP promoverá no dia 19 de março, em São Paulo, ainda lamentou que a direção do PT não esteja incentivando o debate sobre o tema com a militância.

Os companheiros e companheiras do DAP avaliaram o debate como muito positivo. “Serviu para esclarecer e incentivar os militantes no combate à federação”, disse André, do Comitê Nacional do DAP, destacando o papel dos grupos de base na organização e convocação do debate.

O debate na íntegra pode ser visto em https://www.youtube.com/watch?v=FD1zeOyuglM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami