8 de março: Dia de luta da mulher trabalhadora

Neste 08 de março de 2023, o Diálogo e Ação Petista convida as mulheres trabalhadoras brasileiras para lutarmos juntas nas ruas com esperanças de que, após 4 anos de desmonte das políticas de proteção e valorização da mulher, é chegada a hora de dar um basta! Basta nos alarmantes índices de feminicídio no país, nos constantes casos de assédio de diversas ordens, na violação de seus corpos e nas péssimas condições de trabalho, de desigualdade salarial, fome e desemprego.

O que queremos?

O Presidente Lula, no discurso em comemoração ao aniversário de 43 anos do Partido dos Trabalhadores (10/02/23) afirmou: “Esse partido veio para fazer a diferença! Esse partido veio pra dizer em alto e bom som: nós não queremos mais feminicídio! (…) mulher foi feita pra trabalhar onde ela quiser, mulher foi feita pra ser a sujeita da história e não uma pessoa subordinada!”
O Presidente Lula está correto! As mulheres trabalhadoras estiveram na linha de frente da batalha pela sua reeleição e agora, anseiam que as suas pautas sejam atendidas! Elas estiveram na posse em Brasília entre aqueles que gritaram: “Sem anistia!”, grito esse que repercute em todo país num clamor por punição a toda destruição bolsonarista promovida nos últimos anos! Essa destruição é sentida na pele pelas mulheres trabalhadoras que hoje sofrem com a alta do custo de vida e a falta de emprego, não conseguem vacinas para suas crianças, não encontram vagas em creches públicas e já não podem contar com a merenda escolar para seus filhos. As estudantes secundaristas estão sendo privadas de aprender com o Novo Ensino Médio. É emergencial que o governo Lula revogue as reformas que retiram direitos e amplie os investimentos em educação, saúde e emprego digno!
O presidente Lula prometeu apresentar, neste dia 8 de março, um projeto de lei para garantir que “a mulher receba a o salario igual ao do homem se ela exercer a mesma função”, segundo suas palavras. Essa medida vai atingir um problema central na desigualdade de gênero no país, mas será preciso apoio e mobilização das trabalhadoras e trabalhadores para que seja aprovada.

Sem anistia! Punição para os criminosos!

Sem anistia para todos os criminosos do governo Bolsonaro. Eles destinaram em 2022 o menor recurso dos últimos quatro anos para o combate à violência contra a mulher, a então ministra Damares entregou as unidades da Casa da Mulher Brasileira e Centros de Atendimento às Mulheres ao sucateamento! Sem anistia para genocidas das mulheres e crianças Yanomamis que foram violentadas, estupradas e mortas pela política bolsonarista.
No Brasil as mulheres com maior risco de óbito após um aborto são as negras, indígenas, jovens e pobres. Sem anistia para quem violou, humilhou e entregou a própria sorte dezenas de mulheres, muitas vítimas de estupro, que tentaram realizar o aborto, inclusive em casos protegidos pela lei.

Basta!

O dia de luta das mulheres trabalhadoras foi decidido pelas delegadas a 2ª Conferência de Mulheres Socialista, realizada em 1910. Num 8 de março de 1917 as trabalhadoras das tecelagens na Rússia deram início ao movimento que viria a ser a Revolução Russa.
A luta dessas trabalhadoras está viva! E mais do que nunca, as mulheres trabalhadoras estão firmes na defesa de seus direitos!
No Brasil, exigem do governo que elas elegeram: queremos viver com dignidade, igualdade e respeito!

★Sem anistia! Cadeia para os golpistas!
★Não à guerra!
★Salário igual para trabalho igual!
★Fim da violência contra mulher!
★Abertura e ampliação de creches públicas!
★Fim do assédio moral e sexual no ambiente de trabalho!
★180 dias de licença maternidade para trabalhadoras da cidade e do campo!
★Revogação das Reformas do ensino médio, trabalhista e da previdência!
★Mais investimento para educação e saúde pública.
★Revogação da EC 95, já!

Viva a luta das mulheres trabalhadoras! Viva o 8 de março!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami