“Um partido que te pertença”

Jeremy Corbyn, deputado independente do parlamento britânico, anunciou através das redes sociais a fundação de um novo partido político no Reino Unido. Provisoriamente chamado de “Your Party”, “Seu Partido” em tradução literal, ele publicou que “as bases democráticas de um novo partido político em breve tomarão forma”.

Corbyn tinha sido o “leader” no parlamento do Labour Party, o Partido Trabalhista britânico, e foi expulso em 2024 por sua postura firme contra o genocídio em Gaza, acusado de “antissemitismo”. O Labour abandonou muitas de suas bandeiras em defesa dos trabalhadores e caminhou rumo ao “centro”.

Em sua carta de apresentação, o “Your Party” denuncia um “sistema viciado” e se põe a lutar por uma “mudança real” destacando os “4,5 milhões de crianças vivem na pobreza no sexto país mais rico do mundo” e defendendo “redistribuição em massa de riqueza e poder”. E defende que o partido “esteja enraizado em nossas comunidades, sindicatos e movimentos sociais”.

A carta de apresentação também é assinada pela parlamentar, Zarah Sultana. Zarah também fazia parte do Partido Trabalhista e foi suspensa em 2024 quando votou contra a proposta do governo de Keir Starmer de limitar o acesso aos apoios à infância aos dois primeiros filhos.

Ao se desligar do Labour, Sultana publicou em suas redes sociais “O Partido Trabalhista falhou em melhorar a vida da população” e completou “Os bilionários já têm o apoio de três partidos. É hora de nós termos um.”

Após três dias de anunciado, o “Your Party” já conta com mais de 500 mil adesões, superando o Labour que tinha, até fevereiro deste ano, 309.000 e o Reform UK (partido de extrema direita) que em julho tinha 227.592 membros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami