12 votos do PT na PEC da Blindagem envergonham todos os petistas! É preciso agir como o PT agia para vencer em 2026!

Numa clara manobra para proteger deputados ameaçados de investigação sobre, entre outras coisas, o destino obscuro de emendas parlamentares, o presidente da Câmara de Deputados, Hugo Motta (REP/PB), decidiu colocar em votação a PEC 3/2021, conhecida como PEC da Blindagem. O projeto de alteração da Constituição estabelece que qualquer abertura de ação penal contra parlamentar depende de autorização prévia, em votação secreta, da maioria absoluta do Senado ou da Câmara.

O propósito de criar uma votação secreta para livrar os próprios deputados de ações penais, do uso de tornozeleiras eletrônicas e de prisões foi acompanhado, em primeiro turno, por 12 deputados do PT e causou vergonha e indignação em toda a militância do partido. Houve deputados que tentassem justificar o voto desastroso com a liberação da base do governo e um recuo para negociar a anistia, imoral.

A responsabilidade começa pelo próprio governo, que liberou sua base parlamentar a votar em tal descalabro. Dados da Câmara, 55 (51 presentes e 4 ausentes) deputados do PT corretamente foram contra (entre votantes e ausentes), 14 do PSOL e 9 do PCdoB. A liberação do governo e os 12 votos do PT revelam o quanto a podridão do sistema político e a adaptação ao Congresso inimigo do povo é capaz de contaminar o governo e as bancadas. Para vencermos em 2026 é preciso agir como o PT agia. “Com esse congresso não dá!” Nada mais atual que a palavra de ordem pelo qual o DAP orientou sua intervenção do PED. É preciso se apoiar no povo para derrotar este congresso reacionário e abrir caminho para fazermos uma profunda reforma política e, cedo ou tarde, eleita sobre outras regras, uma constituinte soberana para passar as instituições a limpo. Associe-se ao DAP!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami