Fortalecer o DAP diante dos novos desafios da situação política

No último sábado (20), o Comitê Nacional do Diálogo e Ação Petista se reuniu para discutir a situação política e adotar medidas para fortalecer a construção do DAP-Associação. Às vésperas das grandes manifestações de domingo (21), onde centenas de milhares de brasileiros, em dezenas de cidades, reagiram ao Congresso reacionário mostrando que as ruas não são da extrema-direita – uma retomada após anos de primazia da extrema direita. <vídeo>

O CN do DAP debateu a importância da primeira edição da Conferência Continental para a Defesa dos Direitos dos Migrantes e da Soberania Nacional, que acontecerá nesse final de semana no México. Uma delegação brasileira, com representação do DAP, viajou para participar do evento, composta por 18 integrantes, entre eles: dirigentes sindicais, parlamentares e lideranças políticas de diversos segmentos sociais.

A delegação brasileira deve reforçar o papel da resistência continental para enfrentar as medidas do governo Trump para a América Latina.

Segundo o coletivo dirigente do DAP, “há uma crise institucional submersa a qual precisamos saber dialogar para fazer brotar as indignações do povo”.  Neste sentido, é necessário derrotar as movimentações para aprovar uma anistia disfarçada para os golpistas de 8 de janeiro com a desculpa da “pacificação”. Não há paz sem justiça.  E destacou-se também a postura vergonhosa dos 12 deputados do PT que votaram favoráveis à PEC da Blindagem, enterrada pelo Senado.

A retomada das ruas pelo povo coloca para DAP a tarefa de estar “atento e forte”, para isso, o Comitê Nacional convocou sua reunião presencial para o dia 1° de novembro em São Paulo. Reafirmou a necessidade de intensificar a campanha de arrecadação financeira extra nos meses de setembro e outubro para capacitar o DAP para o próximo período.  

A reunião também reafirmou a necessidade de uma ação concentrada das coordenações estaduais para organizarem uma busca ativa dos(as) associados(as) e os integrarem de imediato aos grupos de base para o recebimento do Boletim Sexta-feira. Veja os grupos aqui <link>

O GT de Juventude do DAP apresentou tese para o 6° Congresso da JPT, com o eixo central na resistência à ofensiva imperialista de Donald Trump. O documento orienta o sentido político e organizativo da nossa mobilização para os Encontros Estaduais e Municipais da JPT. Também foi aprovada a convocação de um encontro nacional de jovens petista para janeiro de 2026.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami