“Nunca o PT foi tão necessário como agora!”

Grupos de base do DAP discutem resultado do Encontro Nacional

O 7º Encontro Nacional do Diálogo e Ação Petista (ENDAP), realizado nos dias 7 e 8 de outubro em São Paulo, já traz consequências muito positivas. Em vários estados, os grupos de base do DAP estão se reunindo e reafirmando a luta pela reconstrução do PT. Numa situação de regressão econômica, social e política sem precedentes, empreendida pelos golpistas a serviço dos interesses imperialistas, ressalta o que afirmou o Manifesto do ENDAP: nunca o PT foi tão necessário como agora! A cada dia, mais e mais militantes se integram ao combate. Eleição sem Lula é fraude! Lula Presidente com uma Constituinte para fazer as reformas que interessam aos trabalhadores!


Volta Redonda e Barra Mansa (RJ)

O grupo de base do DAP do Sul fluminense reuniu-se em 24 de outubro, em Volta Redonda. O companheiro Jeffei, um dos dois delegados da região ao ENDAP, apresentou o Manifesto. O presidente do Sindicato da Construção Civil do Sul Fluminense, Sebastião Paulo, reforçou em sua fala “a importância de agirmos como o PT agia. Ficamos muito atrelados a mandatos. O DAP tem dado esse fôlego aqui em Volta Redonda e isso é importante”. A reunião decidiu fazer duas atividades de rua, uma em Barra Mansa e outra em Volta Redonda, para coletar assinaturas ao projeto de anulação da reforma trabalhista. As atividades tiveram boa recepção. Foram colhidas muitas assinaturas. Em Volta Redonda, um trabalhador da BRASFEL – estaleiro em Angra dos Reis -assinou e reforçou que “eleição sem Lula é fraude”.


Foto3-Reunião DAP-Reicfe, em 03.08.17

Pernambuco

Em Pernambuco, três reuniões Em Pernambuco foram realizadas três reuniões. Em Jaboatão (21 de outubro), Lagoa do Itaenga (28 de outubro) e Gravatá (29 de outubro). As reuniões discutiram o Manifesto do Encontro Nacional do DAP, a coleta de assinaturas ao projeto de lei de iniciativa popular contra a reforma trabalhista, a campanha de filiação ao PT e a solidificação da campanha Lula Presidente, além de questões locais. Foram também tratadas questões organizativas, principalmente finanças, com a manutenção do “cafezinho” (contribuição mensal de cada militante).
Em Jaboatão, a discussão sobre as eleições mereceu a citação do Manifesto do ENDAP feita pela companheira Irani: “Façamos uma campanha militante, autofinanciada e apaixonada, pavimentando o caminho de reconstrução do PT”.


betao

Juiz de Fora (MG) discute caravana Lula

O grupo de base do DAP de Juiz de Fora (MG) reuniu-se em 18 de outubro, com a presença de militantes de vários movimentos sociais e sindicatos. Em pauta, entre outras questões, a participação na caravana de Lula por Minas Gerais. Gilson Lyrio, que no 7º ENDAP foi eleito membro do Comitê Nacional do Diálogo e Ação Petista, fez um relato do encontro, ressaltando a experiência venezuelana, exposta pelo deputado constituinte Raúl Ordóñez, e a fala da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que valorizou as resoluções do 6º Congresso. Lyrio, reforçando o Manifesto ressaltou que diante da situação difícil no Brasil, existe uma saída: Lula Presidente com uma Constituinte para revogar as medidas dos golpistas. A política de alianças foi um tema central, a resolução de não se aliar a partidos golpistas é uma preocupação para todos os militantes da base do PT. Um companheiro foi designado para coordenar a comunicação do grupo de base e outro para as finanças. Também na pauta a coleta de assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular pela revogação da reforma trabalhista. A reunião aprovou a ida de militantes do DAP à Belo Horizonte no dia 30 de outubro, quando da passagem da Caravana Lula, articulando um ônibus para Juiz de Fora e região, com faixas do DAP: Eleição sem Lula é fraude e Lula Presidente Com Constituinte para anular as contrarreformas.

forteleza jun17

Ceará prepara encontro estadual

O Diálogo e Ação Petista do Ceará reuniu-se em 19 de outubro, na sede do PT em Fortaleza, com a presença de militantes da capital, Crateús, Sobral e Limoeiro do Norte. A partir da discussão do Manifesto do 7º ENDAP, foram aprovados vários encaminhamentos, como a organização da campanha de filiação ao PT, a realização de mutirões de coleta de assinaturas ao projeto de lei de iniciativa popular contra a reforma trabalhista e agendamento das reuniões dos grupos de base do DAP. Ainda em novembro, deverão se reunir os grupos de base dos servidores da Universidade Federal do Ceará e dos servidores municipais e estaduais de Fortaleza; estão definidas também as reuniões dos grupos de base de Crateús, Sobral, Pentecoste e Limoeiro do Norte. Essas reuniões ajudarão a preparar o Encontro Estadual do DAP, previsto para 2 de dezembro, em Fortaleza.

Sarandi (PR): manter vivo o grupo de base

O DAP realizou uma reunião em Sarandi, norte do Paraná, em 27 de outubro. Embora o grupo de base tenha eleito delegados ao 7º Encontro Nacional do DAP e tenha feito arrecadação para custear a viagem, problemas organizativos impediram a participação. Daí a importância da conclusão da reunião: manter vivo o grupo de base do DAP de Sarandi, animados pelo Manifesto do ENDAP. Foi registrado que o PT tem adotado resoluções políticas que apontam na direção certa e ajudam a armar os petistas, mas que ainda estamos muito longe do que fomos um dia em termos de organização prática da luta. Nesse sentido, foi destacada a importância do DAP manter reuniões regulares. Os militantes dispuseram-se a contribuir mensalmente e a agir dentro do PT para discutir e organizar as lutas, tanto as gerais quanto as específicas de Sarandi, como a reestatização da coleta do lixo. Outras três reuniões de grupos de base deverão ser realizadas no Paraná em novembro: Curitiba, Araucária e São José dos Pinhais. Serão preparadas a partir de uma reunião dos delegados que participaram do 7º ENDAP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami