Declaração do DAP-BA: "chega de coronéis!"

Sobre a chapa majoritária ao governo da Bahia

O governador Rui Costa (PT) anunciou dia 25 de junho sua chapa majoritária para reeleição, composta pelo vice João Leão (PP) e por Ângelo Coronel (PSD) e Jaques Wagner (PT) ao senado.
Dois dias depois, mais de 170 dirigentes petistas, cutistas e militantes de quase todas as correntes políticas reafirmavam apoio à candidatura de Lídice da Mata (PSB) ao senado nesta chapa porque “defende direito de Lula ser candidato… votou contra entrega do Pré-sal e da Petrobras, contra a Emenda 95 (EC 95) que limita investimentos, contra a Reforma do Ensino Médio, a terceirização e a Reforma Trabalhista”. Com esta postura anti-imperialista, histórico e compromisso, Lídice é a melhor candidata! Não por acaso, o próprio Lula e a presidente Gleisi declararam apoio.  Exclui-la é um redondo equívoco.
Somente no dia 12 de julho(!) se reuniu a Executiva Estadual do PT para discutir a questão e, por ampla maioria, “decidiu não decidir”, contra a proposta que discordava da presença de Coronel e Leão na composição.
Lamentável a complacência!
O PT, que não tinha posição formal de instância, continua sem ter.
O partido não pode ser subalterno ao governo.
Esta aliança anunciada significa voltar ao passado, como se não tivesse acontecido golpe e como se o desmonte dos direitos e conquistas não tivessem o voto escancarado da maioria desses “aliados”.
Ora, Otto Alencar, do PSD do ministro Kassab, votou a favor da Emenda Constitucional 95 (limita gastos na educação e saúde), da Reforma do Ensino Médio e contra o Pré-sal e, é pela redução da maioridade penal! Coronel, seu apadrinhado, conspirou com ACM Neto (DEM) para se eleger presidente da Assembleia Legislativa. Junto com Leão, do PP de Maluf, são herdeiros do “Coronelismo” carlista, dos latifúndios e do retrocesso. Chefetes da dita base “aliada” de deputados federais que salvaram Temer e votaram a Reforma Trabalhista, privatizações e outras medidas.
Está certa a CUT: “quem votou contra o povo e o trabalhador não merece seu voto!” Esta aliança é o contrário que decidiu o 6º Congresso do PT: alianças com setores “anti-imperialista, antimonopolista, antilatifundiária e radicalmente democrática”.
Mas é o caso de se perguntar: aonde querem chegar? Não vêm que a situação mudou, no PT e na sociedade? Não aprenderam nada com os erros que fragilizaram tanto o PT? Quantas vezes vão repetir o mesmo erro?
O momento é grave. A maioria oprimida busca uma saída com a candidatura de Lula e renova a esperança no PT. É essa resistência que afundou a candidatura de “Grampinho” Neto. Não podemos falhar.
A eleição na BA é também nacional, precisa de aliados que ajudem a tirar o Brasil da crise, revogando as contra-reformas como a Trabalhista, a EC 95, retomar Pré-sal, regulamentar a mídia, reforma agrária, reforma do judiciário e abrir caminho para reconstruir o estado. Só com Lula presidente e, como ele disse, convocando uma Assembleia Constituinte.
Esse deveria ser o compromisso da Direção Estadual do PT para apresentar ao governador e aliados. Neste sentido, quem melhor se encaixa na vaga de vice é o PCdoB e, Lídice da Mata ao lado de Wagner para senado. Essa é a chapa que pode reunir forças na luta para vencer o golpe e eleger Lula.
Chamamos as delegadas e delegados do Encontro de Tática eleitoral do PT BA em 29 de julho as 14:00 em Feira de Santana para reafirmar: não à presença de Coronel na chapa. Chamamos os Diretórios Municipais, dirigentes, parlamentares, pré-candidatos e militantes a se dirigirem à Direção Estadual reforçando essa posição.
Seguiremos na mobilização da Marcha de 15 de agosto para registrar a candidatura de Lula no TSE e na preparação do Encontro Nacional Extraordinário do Diálogo e Ação Petista, em 1º de setembro, em São Paulo (acesse www.petista.org.br).
Junte-se a nós!
17 de julho de 2018
Comitê Estadual do Diálogo e Ação Petista – BA
(75) 99179-7798, (75) 99977-1246

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami