Declaração da 2ª Plenária Nacional do DAP

Declaração da 2ª Plenária Nacional do Diálogo e Ação Petista, ocorrida na tarde deste sábado (10). Publicamos abaixo a íntegra da declaração.


logo do DAP

Declaração da 2ª Plenária Nacional do Diálogo e Ação Petista

Nada é mais urgente do que acabar com o governo Bolsonaro e seus generais!

Companheiras e companheiros,

A 2ª Plenária Nacional do Diálogo e Ação Petista (DAP) realizou-se, de forma virtual, em 10 de julho. Foram 1249 petistas inscritos em 22 estados, de 228 cidades, e do Distrito Federal, que atuam no movimento sindical, popular e da juventude, além de se agruparem no DAP para “agir como o PT agia”. Foram 690 presentes na sala e 85 acompanhando pelo facebook. Assim, 775 petistas contribuíram para dar força à plenária para que o DAP seguir adiante!

Essa presença na nossa Plenária reflete, sem dúvida, o momento da situação política no Brasil, marcada pelas grandes e seguidas manifestações de rua em todo o país desde o 29 de maio, expressando a vontade popular de livrar-se, agora e já, do governo genocida e a serviço dos grandes capitalistas, sentimento que o DAP traduz na palavra de ordem “Ninguém aguenta mais! Fora Bolsonaro e seus generais!”.

A Plenária foi aberta com falas de companheiros do Peru e da causa Palestina, representando a luta dos povos de todo mundo contra os verdadeiros responsáveis pela dramática situação que atravessamos, que não é a pandemia em si, mas o sistema capitalista e os governos a seu serviço. A Covid-19 acelerou e deixou a nu o papel nefasto dos governos que protegem o capital e atacam as conquistas e direitos dos trabalhadores e povos. O DAP, que é membro do Comitê Internacional de Ligação e Intercâmbio (CILI), faz suas as palavras do convidado peruano à sua plenária, “a emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores”, no Brasil e no mundo.

O debate sobre a situação nacional, conduzido por Luís Eduardo Greenhalgh, foi aberto com as falas de José Genoíno e Markus Sokol, e enriquecido pelas de 23 intervenções de companheiras e companheiros, todos e todas empenhados em ajudar a mobilização nas ruas para botar um fim ao governo Bolsonaro.

Toda a força na mobilização em 24 de julho!

Para o DAP só o povo liberta o povo e por isso as mobilizações não devem parar. Ao contrário, devem se somar a outras ações do povo trabalhador, como paralisações, e abrir a via para uma greve geral, até que o governo genocida de mais de 530 mil brasileiros seja expulso do Palácio do Planalto.

A saída política virá da mobilização popular. Não temos ilusões que a maioria do atual Congresso – sob o comando de Lira e Pacheco – que sustenta o governo, sob tutela militar, votará o impeachment de Bolsonaro. Este Congresso acabou de privatizar a Eletrobrás, quer fazer o mesmo com os Correios e avançar na reforma administrativa, com a PEC 32. É um Congresso que aplica medidas a favor dos grandes capitalistas nacionais e estrangeiros contra o povo. Não há nada mais urgente para deter a destruição da nação do que derrubar o governo Bolsonaro! Não podemos esperar as eleições de outubro de 2022, pois esse tempo, além de mais mortes e destruição, será também usado pelo genocida para tentar realizar o golpe com que sempre sonhou.

A Plenária do DAP, reforçou a perspectiva da Constituinte Soberana, diante do apodrecimento das atuais instituições, por isso mesmo ajudamos o PT, em seu 6º congresso, a levantar essa bandeira necessária para reconstruir a Nação de acordo com os interesses da maioria explorada e oprimida de nosso povo. Sempre estivemos na batalha por “Lula Livre” e hoje temos essa liderança maior como alternativa concreta para um governo que reconstrua o Brasil.

Mas o momento exige a prioridade total da luta nas ruas para pôr um fim neste governo!

Este é nosso compromisso e para isso vamos reforçar as colunas do DAP em todo o país, nas mobilizações de 24 de julho. Todos e todas às ruas, vamos reforçar a luta, porque “ninguém aguenta mais, Fora Bolsonaro e seus generais!”

10 de julho de 2021

Diálogo e Ação Petista

user

Diálogo e Ação Petista

5 thoughts on “Declaração da 2ª Plenária Nacional do DAP

  • 11 de julho de 2021 em 22:05
    Permalink

    Avante, companheirada do DAP.
    Devemos sim, lutar a cada dia por uma sociedade feliz, vacinada, empregada e com as suas garantias mantidas na conformidade da lei.
    Que lutemos em 2021 pelo fim do governo fascista, miliciano e genocida. “Ninguém aguenta mais, fora Bolsonaro e seus generais.”

    Que 2022 seja Lula nas urnas e no Planalto para que o seu povo volte a sorrir. Pode vir, painho! ❤️

    Resposta
  • 12 de julho de 2021 em 12:37
    Permalink

    Gostei muito foi otimo

    Resposta
    • 14 de julho de 2021 em 00:27
      Permalink

      Também gostei muito
      Vamos fortalecer o DAP, na luta para livrar nosso país desse “presidente” despreparado, sem noção, sem empatia, sem solidariedade para com o povo que sofre com a pandemia e com a fome que ronda os lares dos trabalhadores brasileiros. Dia 24, todos na rua!

      Resposta
  • 18 de julho de 2021 em 14:58
    Permalink

    A 2ª plenária do DAP foi excelente e os seus dois encaminhamentos traduz muito bem o sentimento de todos e todas que lutam por mudanças concretas para superar o atual quadro caótico social, econômico e político que estamos passando.
    Para mudar este cenario é prciso derrubar o governo genocida e seus generais entreguistas e corruptos; além de elegermos o Lula para Reconstruir o país, também se faz necessário elegermos uma grande bancada de paralamentares da esquerda progressista comprometidos e comprometidas em reformar a nossa CF para recompor as perdas de direitos sociais e trabalistas usurpados pelos parlamentares aliados dos governos: de Michael Temer e do Bosonaro Genocida.

    Resposta
    • 18 de julho de 2021 em 19:05
      Permalink

      mais do que reformar,precisamos de uma nova constituição. Passar o país a limpo , acabar com a herança da ditadura que permanece nas instituições. Reformar viar PEC com 3/5 para auto-reforma do Congresso não é possível acreditar. Assembleia Nacional Constituinte soberana!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami