Dezenas de milhares em Curitiba ouvem Lula falar contra a tutela militar

Em comício realizado em Curitiba neste sábado, 17, Lula falou pela primeira vez nesta campanha sobre a tutela militar e a pretensão de alguns setores de que haja um controle militar sobre as urnas. “Não queremos as Forças Armadas se metendo nas eleições do nosso país, e nem querendo controlar urna. Nós já lidamos com as Forças Armadas e as tratamos com muito respeito. E é preciso que alguns de lá tratem a sociedade civil com respeito, porque nós sabemos cuidar de nós, e não precisamos ser tutelados”.

Foto: Gibran Mendes

A Boca Maldita (calçadão da rua XV de Novembro, no centro de Curitiba) transbordou de gente na manhã deste sábado, 17, no comício de Lula. Os militantes, simpatizantes e apoiadores lotaram pelo menos cinco quadras, mais vários quarteirões das travessas. Muitas bandeiras, muitas palavras de ordem e jingles entoados pela galera, muita animação.


À saída, vários participantes comentaram que o comício foi comparável ao ato histórico das Diretas-já, em 1984, no mesmo local, e que passou para a história como tendo reunido 50 mil pessoas. Neste sábado havia seguramente 30 mil pessoas. O candidato a vice-governador, Jorge Samek (PT), disse com propriedade: “ A estrela deste comício é a militância”.


Contribuiu muito para a animação da militância o fato de haver um palanque limpo não havia golpistas lá. Além de Lula, o candidato a governado pelo PT, Roberto Requião, a candidata ao Senado, Rosane Ferreira (PV), a ex-presidente Dilma Rousseff, os presidentes nacionais e estaduais dos partidos que apoiam Lula.

Foto: Gibran Mendes

Militantes do DAP distribuíram panfletos da candidatura Bianco 1369 deputado federal, com as medidas de emergência defendidas pelo DAP (entre elas o fim da tutela militar do artigo 142 da atual Constituição), a exigência de respeito ao voto popular e a proposta de convocação de uma Constituinte Soberana.

Em Porto Alegre, outros 30 mil

Militantes do DAP no ato em Porto Alegre

Cerca de 30 mil pessoas vindas de várias cidades do Rio Grande do Sul lotaram o Largo Glênio Peres, em Porto Alegre no comício de Lula presidente e Edegar Pretto governador no final da tarde de sexta-feira,16). Militantes do Diálogo e Ação Petista da capital e interior marcaram presença com pirulitos defendendo a Constituinte com Lula, a revogação das reformas trabalhista e da previdência e o cumprimento da lei do piso da enfermagem, confiscada pelo STF.

O clima entre as pessoas era de energia e disposição de derrotar Bolsonaro já no dia 2 de outubro. Na dispersão do comício, espontaneamente, colunas saíam em direção às suas casas entoando palavra de ordem, como há muito tempo não se via. Nos ônibus de volta, militantes estavam decididos a colocar o pé na rua para entrar de cabeça na campanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami