Queremos o Campus do IFBA em Cajazeiras

Foram as palavras entoadas ao final da reunião num curto vídeo dirigido ao presidente Lula e ao governador Jerônimo. (veja no final)

Cerca de 20 pessoas entre sindicalistas, mulheres negras, professores, artistas, lideranças de bairros e dirigentes petistas debateram a carta do Comitê Nacional aos grupos de base do DAP e as formas de luta para colocar em movimento a campanha pelo Campus do Instituto Federal da Bahia no bairro.

Grupo discute a campanha pelo Campus do IFBA no maior bairro de Salvador

Cajazeira é o maior bairro de Salvador (BA) com mais de 800 mil habitantes. A reivindicação de um espaço como o Instituto Federal ganhou corpo o ano passado durante as eleições. O próprio Lula se comprometeu a retomar os investimentos nesta área e Jerônimo assumiu o compromisso com o IFBA em Cajazeiras numa agenda no bairro em 12 de julho de 2022.

A professora Marize Carvalho, da executiva do PT municipal, repassou informações dos levantamentos realizado pela comissão instituída pela Reitoria do IFBA responsável para tratar dessa demanda. A professora Cristiane Santos, do Colégio Ana Bernardes em Cajazeiras VI, disse que o IFBA é uma necessidade da comunidade, majoritariamente negra, e tem que ser de qualidade, ao contrário da Reforma do Ensino Médio. O militante petista Everton, que gentilmente ofereceu o espaço para a reunião, lembrou que estudar é um direito que o capitalismo tenta negar aos jovens. Foi um debate extremamente rico aonde a reivindicação do IFBA se ligou a outras como, por exemplo, a necessidade de mobilidade pública para a comunidade acessar o ensino, a cultura, arte e ter a liberdade de manifestação e expressão.

Ao final da reunião, os presentes contribuíram solidariamente para bancar o lanche que permitiu confraternizar esse momento. Foi formado um grupo de base do Dap com uma adesão entusiasmada de vários presentes.

Foi encaminhada também a batalha para realizar uma audiência pública na Assembleia Legislativa, a confecção de materiais da campanha para as diversas atividades de mobilização em escolas, feiras, igrejas etc, para coleta de adesão ao abaixo assinado.

Queremos o IFBA em Cajazeiras! A luta está só começando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami