Docentes petistas do DAP realizaram reunião nacional 

Ocorreu no dia 8 de julho a reunião nacional do DAP docentes, com a presença de docentes de 12 estados (AC, AM, RO, MA, PI, CE, PB, AL, BA, MG, MT, SP). Os professores Domingos Garcia (MT) e Everaldo Andrade (SP) coordenaram a reunião. Nos debates a conjuntura política nacional e internacional, a nova situação aberta depois da vitória eleitoral em 2022, a pauta docente e os desafios do governo Lula.

Após uma saudação da companheira Celi Taffarel (PT-BA) e uma abertura do companheiro Paulo Riela (pela coordenação do DAP nacional), iniciou-se um rico debate a partir do conteúdo da convocatória do Encontro Nacional dias 29 e 30 de julho em SP. Em varias intervenções os participantes abordaram a situação: os impactos da guerra na Ucrânia, as posições do governo Lula em relação a Venezuela e ao Mercosul e a defesa da soberania nacional. 

Arcabouço fiscal e a educação superior

Outro tema foi o impacto da aprovação do arcabouço fiscal sobre as pautas específicas da educação superior: como recuperar salários e carreiras, investimentos na expansão do ensino superior, mais investimentos em pesquisas etc., com as travas impostas? O ministério da educação e sua política, revelam a ausência de um claro projeto nacional de expansão e fortalecimento da educação pública para o país. Nesse sentido, destacou-se o papel fundamental das mobilizações e lutas, como o dia 9 de agosto chamado pela CNTE pela revogação do NEM (Novo Ensino Médio). De fato, sem lutas nas ruas não haverá conquistas. Por isso, várias intervenções destacaram a importância de entidades como o Andes e do fortalecimento do fórum Renova Andes. 

Durante a reunião, ficou encaminhado: uma proposta de uma Carta/Plataforma do DAP para mobilizar os petistas nas universidades foi uma das iniciativas ligada a formação de núcleos do DAP nas universidades como espaços de debate e ação política dos petistas; uma delegação ao ENDAP: Alvanita (BA), Fernando (PB), Paulo Riela (BA), Everaldo (SP), Alberto Handfas (SP); E uma reunião de retorno para apresentar as deliberações foi decidida para o mês de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami